Multimédia

Conceitos básicos de Multimédia


Multimédia é por definição o que resulta da combinação em computador (ou controlada por ele), de vários meios num resultado que apela a um ou vários sentidos. No entanto, considerando aquilo em que se tornou um computador hoje, é evidente que é demasiado restritivo falar e limitar o conceito de multimédia apenas a video, audio ou animação (para os meios dinâmicos) ou a texto, gráficos ou fotografia. Mas, por outro lado, é demasiado abrangente…




Restritivo porque hoje se podem acrescentar outros meios e sensações à lista: o som tradicional transformou-se em surround e múltiplas sensações, não directamente percepcionadas pelos ouvidos do utilizador, mas sim por outros orgãos dos sentidos, como vibrações de baixa frequência, sensações de equilíbrio e desiquilibrio, etc..., são hoje parte integrante da multimédia. Mas a lista estende-se: dispositivos de “geração” ou emissão de aromas, controladores de iluminação (ambiente lights, mood lights) ou actuadores físicos de vibração (nas cadeiras, nas mesas ou no chão onde se situa  utilizador), de impacto, geradores de sensações táteis (frio, calor, textura, força) ou outras, não directamente visuais, gráficas, sonoras ou auditivas.



Abrangente porque o número de dispositivos físicos e periféricos, de suportes e de media, e consequentemente de utilizações e funções do computador na veiculação de informações e vivências, mesmo as meramente visuais ou auditivas, aumentou exponencialmente e temos hoje toda uma panóplia de utilizações que poderiam em primeira análise incluir-se no conceito básico de multimédia. 


Podemos distinguir os tipos de media quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem em media capturados (vídeo, áudio, fotografia) e media sintetizados (texto, gráfico, animação).
Quanto à sua natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como sendo estáticos ou dinâmicos.    
Estáticos - representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos.
Dinâmicos - referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa (exemplo: o áudio, vídeo e animação).

 Tipos de média 

 -    Natureza Estática

Ø Texto

O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e é também uma das formas principais da comunicação assíncrona, ou desfasada no tempo como, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS e o correio electrónico.

 Ø Imagem

Conceptualmente, as imagens bitmaps são mais simples do que os modelos gráficos. Ao contrário dos gráficos, as imagens bitmap não são conteúdos corrigíveis, pois o modo como se representam não contém informação estrutural. Isto significa que, a representação bitmap não descreve a imagem recorrendo a modelos matemáticos, mas sim, apenas em termos de cor e brilho dos vários pixeis que constituem a imagem. As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou podem ser geradas inteiramente por computador.


Ø Gráficos

Os gráficos são constituídos por linhas e curvas definidas matematicamente. Uma vantagem deste tipo de representação gráfica reside na facilidade de manipulação das formas ou objectos desenhados sem perda de informação, sendo especialmente indicada para a criação de logótipos, símbolos gráficos, botões para aplicações interactivas e ícones, pois estes requerem uma boa definição das linhas, independentemente da sua escala, visto que representam informação cuja compreensão é crítica. A outra vantagem da representação gráfica, face à representação de imagens através de bitmaps, reside no facto da representação gráfica ser mais compacta.


 -    Natureza Dinâmica

Ø Áudio

O áudio é um tipo de media que difere na sua natureza de todos os tipos de media que foram considerados até agora, já que é o único que estimula o sentido da audição, contrariamente a todos os outros que também tiram partido do sentido da visão.


 Ø Vídeo

O vídeo, seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou tramas (Frames). O intervalo de tempo que decorre entre a apresentação de duas tramas sucessivas é constante. Por consequência, o número de tramas que são apresentadas por segundo, ou frame rate, não varia.


Ø Animação

A animação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Atualmente, a animação é maioritariamente produzida no computador, através de software específico.


Modo de divulgação
Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos: a divulgação online e a divulgação offline.

 Ø Online
A disponibilidade dos conteúdos multimédia são de uso imediato. Podem ser encontrados através da utilização de uma rede local ou um conjunto de redes (WWW- World Wide Web).


 Ø Offline
A divulgação offline é efetuada a partir de suportes de armazenamento. A utilização de um monitor ligado a um computador para a divulgação de conteúdo multimédia, cuja a sua utilização não esteja ligada a nenhuma rede informática e os seus dados estejam armazenados em disco, é um exemplo de divulgação multimédia offline.



Linearidade e não linearidade

Linearidade é a passagem de conteúdos de multimédia através de acções pré-programadas. Em contra partida, a não linearidade define-se pela passagem de conteúdos de multimédia em que o utilizador interage com o desenrolar da acção. Isto é, por exemplo, um telespectador que esteja a assistir a um certo programa pode apenas alterar características do seu dispositivo, como o volume do som, o contraste, a cor ou até o brilho, mas nunca a ordem da programação ou a perspectiva de uma determinada câmara – Linearidade.

Por outro lado, o utilizador de um CD ou de um DVD pode sempre seleccionar as informações com que pretende interagir de acordo com os seus objectivos, controlando o desenrolar da acção – Não Linearidade.



Tipos de produtos de multimédia

Os vários tipos de produtos multimédia podem ser divididos em produtos multimédia baseados em páginas e produtos multimédia baseados em tempo.

 Ø Baseados em páginas


Os produtos multimédia baseados em páginas são produzidos através de texto ou imagens, tendo uma estrutura do tipo espacial. As revistas, jornais e livros podem ser tomados como exemplo de comparação ao tipo de apresentação estrutural destes produtos. Porém, existe um nível de interação presente com os produtos multimédia através dos ícones, scripts e hiperligações. Estes facilitam o acesso à informação e tornam a página mais simples e apelativa.

 Ø Baseados no tempo


Ao contrário dos produtos anteriores, os produtos multimédia baseados no tempo têm uma estrutura mais centrada a nível temporal. Contudo, no desenvolvimento destes, são utilizadas as técnicas aplicadas nos processos de criação dos produtos primeiramente referidos. Isto é, a organização espacial do material utilizado (texto, imagens, som) é uma tarefa necessária para a estruturação dos vídeos e animações.


Representação digital
     
      -      Amostragem
o   Processo que permite a retenção de um conjunto finito de valores discretos dos sinais analógicos sendo que, este tipo de sinal é contínuo no tempo e em amplitude, contém um nº infinito de valores o que dificulta o seu processamento pelo computador levando à necessidade de amostrar este sinal.

     -      Quantificação
o   Após a amostragem do sinal analógico é preciso quantizar ou quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta sob a forma de impulsos PAM, através do conversor analógico-digital (“Analog to Digital Converter”).

     








   -    Codificação
o   Depois de quantificados os valores das amplitudes dos impulsos PAM, este precisam de ser codificados para poderem ser representados numa sequência de bits com valores compreendidos entre 0 e 1.


Recursos necessários

      -      Hardware
·        Dispositivos de entrada
·        Dispositivos de saída

·       Dispositivos de entrada e saída

·        Dispositivos de armazenamento:
o   Magnéticos
§   Discos rígidos e Bandas magnéticas (cassete)

o   Semicondutores
§  Cartões de memória e Pen drives

o   Ópticos
§  CD (Compact Disk) para gravação, para organização de ficheiros do tipo áudio, para organização de ficheiros do tipo vídeo e dados
§  DVD (Digital Versatile Disk) para gravação, para organização de ficheiros do tipo áudio, para organização de ficheiros do tipo vídeo e dados

o   Sistema de ficheiros
§  Identificação do livro nos CDs (cor da capa):
o   Red Book
o   Yellow Book
o   Green Book
o   Orange Book
o   White Book
o   Blue Book
o   Scarlet Book
o   Purple Book

§  Identificação do livro nos DVDs (Letra Maiúsculas):
o   A – DVD-ROM
o   B – DVD Video
o   C – DVD Audio
o   D – DVD-R
o   E – DVD-RAM
o   F – DVD-RW

§  Principais sistemas de ficheiros que permitem a organização e disponibilização de informação nos CDs e DVDs:
o   ISO 9660 (CDFS)
o   Extensão “Joliet”
o   Extensão “Rock Ridge”
o   Extensão “El Torito”
o   ISO 13346 (ECMA-167)
o   UDF
o   “Mount-rainier”

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