Multimédia
Conceitos básicos de Multimédia
Multimédia é por definição o que resulta da combinação em computador (ou controlada por
ele), de vários meios num resultado que apela a um ou vários sentidos. No
entanto, considerando aquilo em que se tornou um computador
hoje, é evidente que é demasiado restritivo falar e limitar o conceito de
multimédia apenas a video, audio ou animação (para os meios dinâmicos) ou a
texto, gráficos ou fotografia. Mas, por outro lado, é demasiado abrangente…
Restritivo
porque hoje se podem acrescentar outros meios e sensações à lista: o som
tradicional transformou-se em surround e múltiplas sensações, não directamente
percepcionadas pelos ouvidos do utilizador, mas sim por outros orgãos dos
sentidos, como vibrações de baixa frequência, sensações de equilíbrio e
desiquilibrio, etc..., são hoje parte
integrante da multimédia. Mas a lista estende-se: dispositivos de “geração” ou
emissão de aromas, controladores de iluminação (ambiente lights, mood lights)
ou actuadores físicos de vibração (nas cadeiras, nas mesas ou no chão onde se
situa utilizador), de impacto, geradores
de sensações táteis (frio, calor, textura, força) ou outras, não directamente
visuais, gráficas, sonoras ou auditivas.
Abrangente porque o número de dispositivos físicos e periféricos, de suportes e de media, e consequentemente de utilizações e funções do computador na veiculação de informações e vivências, mesmo as meramente visuais ou auditivas, aumentou exponencialmente e temos hoje toda uma panóplia de utilizações que poderiam em primeira análise incluir-se no conceito básico de multimédia.
Podemos
distinguir os tipos de media quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à
sua origem em media capturados (vídeo, áudio, fotografia) e media sintetizados
(texto, gráfico, animação).
Quanto à sua
natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como sendo estáticos
ou dinâmicos.
Estáticos - representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos.
Dinâmicos - referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa (exemplo: o áudio, vídeo e animação).
Estáticos - representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos.
Dinâmicos - referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa (exemplo: o áudio, vídeo e animação).
Tipos de média
- Natureza Estática
Ø Texto
O texto é o
meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e é
também uma das formas principais da comunicação assíncrona, ou desfasada no
tempo como, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de
SMS e o correio electrónico.
Ø Imagem
Conceptualmente,
as imagens bitmaps são mais simples do que os modelos gráficos. Ao contrário
dos gráficos, as imagens bitmap não são conteúdos corrigíveis, pois o modo como
se representam não contém informação estrutural. Isto significa que, a
representação bitmap não descreve a imagem recorrendo a modelos matemáticos,
mas sim, apenas em termos de cor e brilho dos vários pixeis que constituem a imagem.
As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou podem
ser geradas inteiramente por computador.
Ø Gráficos
Os gráficos
são constituídos por linhas e curvas definidas matematicamente. Uma vantagem
deste tipo de representação gráfica reside na facilidade de manipulação das
formas ou objectos desenhados sem perda de informação, sendo especialmente
indicada para a criação de logótipos, símbolos gráficos, botões para aplicações
interactivas e ícones, pois estes requerem uma boa definição das linhas,
independentemente da sua escala, visto que representam informação cuja
compreensão é crítica. A outra vantagem da representação gráfica, face à
representação de imagens através de bitmaps, reside no facto da representação
gráfica ser mais compacta.
- Natureza Dinâmica
Ø Áudio
O áudio é um
tipo de media que difere na sua natureza de todos os tipos de media que foram
considerados até agora, já que é o único que estimula o sentido da audição, contrariamente a todos os outros que também tiram partido do sentido da visão.
Ø Vídeo
O vídeo,
seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação electrónica de uma
sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo
designam-se por fotogramas ou tramas (Frames). O intervalo de tempo que decorre
entre a apresentação de duas tramas sucessivas é constante. Por consequência, o
número de tramas que são apresentadas por segundo, ou frame rate, não varia.
Ø Animação
A animação
corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato
digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Atualmente, a animação é maioritariamente
produzida no computador, através de software específico.
Modo de divulgação
Quanto ao
modo de divulgação podemos encontrar dois tipos: a divulgação online e a
divulgação offline.
A
disponibilidade dos conteúdos multimédia são de uso imediato. Podem ser encontrados
através da utilização de uma rede local ou um conjunto de redes (WWW- World
Wide Web).
Ø Offline
A divulgação
offline é efetuada a partir de suportes de armazenamento. A utilização de um
monitor ligado a um computador para a divulgação de conteúdo multimédia, cuja a
sua utilização não esteja ligada a nenhuma rede informática e os seus dados
estejam armazenados em disco, é um exemplo de divulgação multimédia offline.
Linearidade e não linearidade
Linearidade é a passagem de conteúdos de multimédia através
de acções pré-programadas. Em contra partida, a não linearidade define-se pela
passagem de conteúdos de multimédia em que o utilizador interage com o
desenrolar da acção. Isto é, por exemplo, um telespectador que esteja a assistir
a um certo programa pode apenas alterar características do seu dispositivo,
como o volume do som, o contraste, a cor ou até o brilho, mas nunca a ordem da
programação ou a perspectiva de uma determinada câmara – Linearidade.
Por outro lado, o utilizador de um CD ou de um DVD pode
sempre seleccionar as informações com que pretende interagir de acordo com os
seus objectivos, controlando o desenrolar da acção – Não Linearidade.
Tipos de produtos de multimédia
Os vários
tipos de produtos multimédia podem ser divididos em produtos multimédia
baseados em páginas e produtos multimédia baseados em tempo.
Ø
Baseados em páginas
Os produtos
multimédia baseados em páginas são produzidos através de texto ou imagens,
tendo uma estrutura do tipo espacial. As revistas, jornais e livros podem ser
tomados como exemplo de comparação ao tipo de apresentação estrutural destes
produtos. Porém, existe um nível de interação presente com os produtos
multimédia através dos ícones, scripts e hiperligações. Estes facilitam o
acesso à informação e tornam a página mais simples e apelativa.
Ø
Baseados no tempo
Ao contrário
dos produtos anteriores, os produtos multimédia baseados no tempo têm uma
estrutura mais centrada a nível temporal. Contudo, no desenvolvimento destes,
são utilizadas as técnicas aplicadas nos processos de criação dos produtos
primeiramente referidos. Isto é, a organização espacial do material utilizado
(texto, imagens, som) é uma tarefa necessária para a estruturação dos vídeos e
animações.
Representação digital
-
Amostragem
o
Processo que permite a retenção de um conjunto finito de
valores discretos dos sinais analógicos sendo que, este tipo de sinal é
contínuo no tempo e em amplitude, contém um nº infinito de valores o que
dificulta o seu processamento pelo computador levando à necessidade de amostrar
este sinal.
-
Quantificação
o
Após
a amostragem do sinal analógico é preciso quantizar ou quantificar a infinidade
de valores que a amplitude do sinal apresenta sob a forma de impulsos PAM,
através do conversor analógico-digital (“Analog to Digital Converter”).
o
Depois de quantificados os valores das
amplitudes dos impulsos PAM, este precisam de ser codificados para poderem ser
representados numa sequência de bits com valores compreendidos entre 0 e 1.
Recursos
necessários
-
Hardware
·
Dispositivos
de entrada
·
Dispositivos
de saída
o Magnéticos
o Semicondutores
§ Cartões de memória e Pen drives
o Ópticos
§ CD (Compact Disk) para gravação, para
organização de ficheiros do tipo áudio, para organização de ficheiros do tipo
vídeo e dados
§ DVD (Digital Versatile Disk) para
gravação, para organização de ficheiros do tipo áudio, para organização de
ficheiros do tipo vídeo e dados
o Sistema de
ficheiros
§ Identificação do livro nos CDs (cor
da capa):
o Red Book
o Yellow Book
o Green Book
o Orange Book
o White Book
o Blue Book
o Scarlet
Book
o Purple Book
§ Identificação do livro nos DVDs
(Letra Maiúsculas):
o A – DVD-ROM
o B – DVD
Video
o C – DVD
Audio
o D – DVD-R
o E – DVD-RAM
o F – DVD-RW
§ Principais sistemas de ficheiros que
permitem a organização e disponibilização de informação nos CDs e DVDs:
o ISO 9660
(CDFS)
o Extensão
“Joliet”
o Extensão
“Rock Ridge”
o Extensão
“El Torito”
o ISO 13346
(ECMA-167)
o UDF
o “Mount-rainier”
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