Interatividade
Teoria da Interatividade
Introdução à Teoria da
Interatividade
• O conceito
de interactividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de o
utilizador conseguir passar ordens a um sistema através de acções feitas pelo
mesmo, aguardando a captação e a execução por parte do sistema, que resulta na
criação de novas situações.
• As ordens
ou movimentações feitas por um usuário num ambiente virtual implicam que o
sistema tenha a capacidade de gerar e atualizar imagens do ambiente virtual
correspondente a uma nova perspectiva, existindo assim uma interatividade.
O que é a Realidade Virtual ?
Realidade
Virtual é uma tecnologia de interface computacional capaz de “enganar” os
sentidos de um usuário, por meio de um ambiente virtual, que induz efeitos
visuais, sonoros e até táteis, permitindo a imersão completa num ambiente
simulado, com ou sem interação do usuário.
Atualmente,
temos um exemplo bastante popular no que toca à RV, o PlayStation VR da Sony,
que transporta “completamente” o utilizador para dentro de um jogo, através da
imersão total dos sentidos, quer de forma visual como auditiva. Neste tipo de
interface é possível olhar para todos os lados sem precisar interagir com o
comando, sendo apenas utilizado o movimento do rosto.
Realidade Virtual – Imersiva e não
imersiva
- Realidade imersiva
• Refere-se à
sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou
seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus
elementos, estimulando sensorialmente o usuario através de dispositivos como um
capacete de visualização
• Realidade
não imersiva
- Ao contrário da realidade imersiva, esta consiste na sensação de não inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, isto é, quem utiliza o equipamento não se sente incluido no ambiente
As soluções interactivas de realidade virtual têm como objectivo principal o envolvimento do utilizador ao interagir num ambiente que não é real.
Estas soluções necessitam de ser avaliadas, para tal o
seu desempenho é avaliado pelas seguintes características:
• Funcionamento
dos diapositivos periféricos e a sua ergonomia;
• Contributo
para a imersão do utilizador;
• Utilização
adequada das cores;
• Aspectos
visuais;
• Qualidade
adequada do som;
• Qualidade
da estimulação táctil e da perceção da força;
• Funcionamento
e objectivos da simulação;
• Outras
características mais específicas relacionadas com a área ou domínio em que se
insere.
Desenho de soluções interactiva
Para o
desenho de soluções interactivas é preciso considerar alguns requisitos sendo
eles:
• Definição
da solução interativa a desenvolver;
• Caraterizção
do tipo de imersão pretendido;
• Avaliação,
caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar;
• Selecção
das ferramentas a utilizar no desenvolvimento;
• Criação e
edição de formas geométricas e texturas;
• Descrição
da visão estereoscopia;
• Caraterização
do hardware, do software e do suporte da rede;
• Modelação
da acção física do sistema;
Características/Componentes
Comunicação
- Transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema através dos dispositivos periféricos ligados ao sistema;
Feedback
- Resposta do sistema que permite regular a manipulação dos objectos virtuais através dos estímulos sensoriais do utilizador;
Controlo e resposta
- Ação do sistema que permite regular e atuar nos comportamentos dos objectos do ambiente virtual
Tempo de resposta
- Tempo que decorre entre a acção do utilizador sobre os objectos do ambiente virtual e correspondente alteração;
Adaptabilidade
- Capacidade do sistema que permite a alteração do ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre os objectos.
Relação Homem-Máquina
Interatividade Relativa
- Utilizador tem controlo limitado sobre o conteúdo do ambiente virtual, sendo que o sistema controla o desenrolar da ação;
Interatividade Coativa
- Utilizador tem controlo da sequência, do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual
Interatividade Proativa
- Utilizador tem controlo da estrutura e do conteúdo das ações desenvolvidas, controlando dinamicamente o desenvolvimento do conteúdo
Ação Sensorial
Interatividade Elevada
- O utilizador encontra-se completamente imerso num ambiente virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos (Óculos de Realidade Virtual);
Interatividade Média
- Apenas alguns sentidos do utilizador estão “ativos”, exercendo um controlo limitado sobre o desenrolar da ação no ambiente virtual (Consola de jogos);
Interatividade Baixa
- O utilizador não se sente integrado no ambiente virtual, pois apenas certos sentidos estão a ser utilizados (Cinema).
- Linear
- De suporte
- Hierárquica
- Sobre objectos
- Reflexiva
- De hiperligação
- Construtiva
Ferramentas para a criação de soluções interactivas na Realidade Virtual
- DI-Guy
- Gizmo3D
- Virtus WalkThrough Pro
- WorldToolKit para Windows
- VRML
- X3D
- CAVEib
- Google SketchUp
- Unity
- Blender
- Cry Engine
Google
SketchUp
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Trabalho realizado por:
Edgar Martins N.º 7 12ºB
João Queichinho N.º9 12ºB
Vocês são lindos, muito obrigado pela informação que me colocaram na cabeça, muito bom, muito excelente, incrível, hiper mega lindo, espetacular.
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