Interatividade


Teoria da Interatividade


Introdução à Teoria da Interatividade
      O conceito de interactividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de o utilizador conseguir passar ordens a um sistema através de acções feitas pelo mesmo, aguardando a captação e a execução por parte do sistema, que resulta na criação de novas situações.
   As ordens ou movimentações feitas por um usuário num ambiente virtual implicam que o sistema tenha a capacidade de gerar e atualizar imagens do ambiente virtual correspondente a uma nova perspectiva, existindo assim uma interatividade.

O que é a Realidade Virtual ?

     Realidade Virtual é uma tecnologia de interface computacional capaz de “enganar” os sentidos de um usuário, por meio de um ambiente virtual, que induz efeitos visuais, sonoros e até táteis, permitindo a imersão completa num ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

     Atualmente, temos um exemplo bastante popular no que toca à RV, o PlayStation VR da Sony, que transporta “completamente” o utilizador para dentro de um jogo, através da imersão total dos sentidos, quer de forma visual como auditiva. Neste tipo de interface é possível olhar para todos os lados sem precisar interagir com o comando, sendo apenas utilizado o movimento do rosto.
Famoso Playstation VR

Realidade Virtual – Imersiva e não imersiva
  •  Realidade imersiva
      Refere-se à sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos, estimulando sensorialmente o usuario através de dispositivos como um capacete de visualização  
    Realidade não imersiva
  •       Ao contrário da realidade imersiva, esta consiste na sensação de não inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, isto é, quem utiliza o equipamento não se sente incluido no ambiente



Como avaliar soluções interactivas

   As soluções interactivas de realidade virtual têm como objectivo principal o envolvimento do utilizador ao interagir num ambiente que não é real.
               Estas soluções necessitam de ser avaliadas, para tal o seu desempenho é avaliado pelas seguintes características:
      Funcionamento dos diapositivos periféricos e a sua ergonomia;
      Contributo para a imersão do utilizador;
      Utilização adequada das cores;
      Aspectos visuais;
      Qualidade adequada do som;
      Qualidade da estimulação táctil e da perceção da força;
      Funcionamento e objectivos da simulação;
      Outras características mais específicas relacionadas com a área ou domínio em que se insere.

Desenho de soluções interactiva
   Para o desenho de soluções interactivas é preciso considerar alguns requisitos sendo eles:
      Definição da solução interativa a desenvolver;
      Caraterizção do tipo de imersão pretendido;
      Avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar;
      Selecção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento;
      Criação e edição de formas geométricas e texturas;
      Descrição da visão estereoscopia;
      Caraterização do hardware, do software e do suporte da rede;
      Modelação da acção física do sistema;

Características/Componentes
            
       Comunicação

  •       Transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema através dos dispositivos periféricos ligados ao sistema;

   Feedback

  •       Resposta do sistema que permite regular a manipulação dos objectos virtuais através dos estímulos sensoriais do utilizador;
         Controlo e resposta

  •       Ação do sistema que permite regular e atuar nos comportamentos dos objectos do ambiente virtual
               Tempo de resposta

  •       Tempo que decorre entre a acção do utilizador sobre os objectos do ambiente virtual e correspondente alteração;
                Adaptabilidade

  •       Capacidade do sistema que permite a alteração do ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre os objectos.

    Relação Homem-Máquina
       
        Interatividade Relativa

  •       Utilizador tem controlo limitado sobre o conteúdo do ambiente virtual, sendo que o sistema controla o desenrolar da ação;
        Interatividade Coativa

  •           Utilizador tem controlo da sequência, do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual
       Interatividade Proativa

  •       Utilizador tem controlo da estrutura e do conteúdo das ações desenvolvidas, controlando dinamicamente o desenvolvimento do conteúdo
     

   Ação Sensorial

       Interatividade Elevada

  •       O utilizador encontra-se completamente imerso num ambiente virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos (Óculos de Realidade Virtual);
        Interatividade Média

  •       Apenas alguns sentidos do utilizador estão “ativos”, exercendo um controlo limitado sobre o desenrolar da ação no ambiente virtual (Consola de jogos);
         Interatividade Baixa

  •            O utilizador não se sente integrado no ambiente virtual, pois apenas certos sentidos estão a ser utilizados (Cinema).

                            Exemplo de interactividade linear

Tipos de Interatividade
  •      Linear
  •          De suporte
  •          Hierárquica
  •          Sobre objectos
  •          Reflexiva
  •          De hiperligação
  •          Construtiva

 Ferramentas para a criação de soluções interactivas na Realidade Virtual

  • DI-Guy
  •  Gizmo3D
  • Virtus WalkThrough Pro
  • WorldToolKit para Windows
  • VRML
  •  X3D
  • CAVEib
  • Google SketchUp
  • Unity
  • Blender
  • Cry Engine  

                                                             Google SketchUp






Trabalho realizado por:
Edgar Martins N.º 7 12ºB

João Queichinho N.º9 12ºB

Comentários

  1. Vocês são lindos, muito obrigado pela informação que me colocaram na cabeça, muito bom, muito excelente, incrível, hiper mega lindo, espetacular.

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