Utilização do Sistema de Multimédia
Bases sobre
a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais
Cor
O conceito de cor está
associado à percepção, pelo sistema de visão do ser humano, da luz emitida,
difundida ou reflectida pelos objetos, sendo consideradas através um atributo
dos mesmos.
A cor de um objecto depende das
características das fontes de luz que o iluminam, da
reflexão da luz produzida pela sua superfície e ainda, das características
sensoriais do sistema de visão humano ou de câmaras digitais.
Luz
Luz contém uma variedade de
ondas electromagnéticas com diferentes comprimentos de onda. Se o comprimento
de uma onda electromagnética pertencer ao intervalo de 380
a 780 nm é detectada e interpretada pelo sistema de visão do
ser mano. Estes diferentes comprimentos de onda
constituem o espetro do ser humano e estão associados a diferentes cores.
Os olhos são os sensores de toda a visão e
esta pode ser do tipo: escotópica e fotópica.
· Visão
escotópica - único tipo de bastonetes existentes na retina Estes são
sensíveis ao brilho e não detectam a cor. São sensíveis a alterações da
luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível;
· Visão fotópica - conjunto de três
tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e,
portanto, aos comprimentos de onda da luz visível.
Diversos tipos de
Modelos
Aditivo - A ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha, verde e azul indica a presença da luz ou a cor branca. Este modelo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
Subtrativo - A mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais
comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao
branco e significa que nenhum do comprimento de onda é absorvido, mas sim todos
reflectidos. Assim, a cor de um objecto corresponde à luz reflectida por ele e
que os olhos recebem.
Modelo CMYK - Constituído a partir do modelo CMY em que
foi acrescentada a cor preta, sendo caracterizado como substrativo devido à sua
utilidade em fundos brancos, ao tornar a impressão de cores escuras mais
fácil.
Modelo HSV - Define as cores em função dos valores de três importantes atributos:
Tonalidade/Matriz - Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espetro.
Saturação - Utilizada para descrever o quão viva ou pura é a cor e a quantidade de cinzas numa cor.
Valor - Traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, indicando a quantidade de luz que a própria contém.
Modelo YUV - O modelo YUV guarda a informação de luminância (perceção da luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor (tonalidade e saturação), ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor independente da outra. Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância, reduzindo, assim, a informação que seria necessária caso se utilizasse outro modelo.
Monitor CRT
O monitor CRT é um tubo de raios catódicos
(Catodic Ray Tube), que contem um canhão de electrões e que é fechado na frente
por um vidro, o ecrã, revestido internamente por três camadas de fósforo. Para
reproduzir uma cor, os monitores coloridos precisam de três sinais separados
que vão sensibilizar os respectivos pontos de fósforos das três cores
primárias.
A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade
de formatos de ficheiros. A seguir são apresentados alguns deles.
· BMP [Bitmap]
· GIF [Graphics Interchange Format]
· JPEG [Joint Photographic Experts Group]
· PCX (PC Paintbrush)
· PDF [Portable Document Format]
· PNG [Portable Network Graphics]
· TIFF [Targget Image File Format]
Tipos de formatos para imagens vectoriais
A informação de uma imagem vectorial pode ser guardada numa grande
quantidade de formatos de ficheiros. A seguir são apresentados alguns
deles.
· SVG [Scatable Vector Graphics]
· SXD [OpenOffice.org DRAW]
· PS [PostScrip] e EPS [Encapsulated PostScript]
· CDR [CorelDRAW)
· WMF (Windows Meta Fite)
Resolução e tamanho
Profundidade de cor
A profundidade de cor indica o número de
bits usados para representar a cor de um pixel numa imagem. Este valor
representa a profundidade do pixel e é definido por bits
por pixel (bpp).
Tonalidade
Formato HTML - Com o desenvolvimento das páginas Web houve a
possibilidade de garantir um conjunto de 256 cores embora continue a ser
recomendável a utilização um conjunto de 216 cores, devido à necessidade
de outros dispositivos que permitem visualizar documentos de HTML terem
capacidade cromática limitada (telemóveis) isto é, os sistemas operativos
móveis precisam de reservar um conjunto de cores de apenas 256 cores para que
seja possível o desenho das suas interfaces gráficas.
Tabela de cores segundo o formato HTML
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Formatação de Texto
Conjuntos de Caracteres
ASCII (American
Standard Codefor Information Interchange)
Surgiu da necessidade de
criar um padrão que fosse utilizado por todos os computadores, tornando mais
fácil a comunicação e a troca de dados entre eles.
Aquisição
e reprodução de som
Aquisição de som
• Amostrar um sinal
significa obter valores em determinados pontos
Ø Amostragem
Ø Quantização.
Ø Codificação.
Ø Quantização.
Ø Codificação.
Por exemplos, para se obter a qualidade de um CD digital de música, utilizam-se 44.100 amostras por segundo, cada amostra tem uma profundidade ou resolução de 16 bits. Se o som for estéreo, tem-se: • 44.100 x 16 x 2 = 1 400 000 bits/seg ou 1400 kbps ou 1,4 Mbps.
Formatos de ficheiros
de som
Comprimidos (codecs –
COmpression / DECompression)
Formatos de compressão com
perdas:
· MPEG-1
· MPEG-3
· MPEG-1-layer 3Æ mp3
· MPEG-4 Audio AAC – acc
proprietário da apple.
· Adaptactive TRansform
Acoustic Coding 3 – ATRAC3
· Liquid Audio
· Ogg Vorbis
· Quick Time Audio
· Real Audio Media
· Windows Media Audio
· TwinVQ
· Etc…
Formatos de compressão sem
perdas:
· Apple Lossless Audio Codec
· Free Lossless Codec
· Windows Media Audio Lossless
· WavPack
· Shorten
• Não comprimidos:
· Waveform Audio –
wav (desenvolvido pela Microsoft e IBM)
· Audio Interchange File
Format – aiff ou aif (utilizado nos sistemas da Apple)
· Audio –
au (utilizado nos sistemas Unix e pela Sun)
· Sound – snd (utilizado
nos sistemas da Apple inicialmente)
· Musical Instrument
Digital Interface – midi (Standard que permite a ligação com
sintetizadores)
· Compact Disc Digital
Audio – cda (Codificação para cd’s comerciais)
• Software
para SOM
· Audacity
· WinAmp
· Windows Media Player
· BSplayer
· Realplayer
· iTunes / QuickTime
· Nero
Reprodução
de vídeo
Fontes
Tipos de Fontes - (Type 1, TrueType e OpenType) são definidas
matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho
Fotograma
Designa-se por fotograma
a cada uma das imagens impressas quimicamente na fita de um filme. Projectadas
24 por segundo, produzem a ilusão de movimento.
Em geral usa-se o termo fotograma para as imagens individuais de um filme, sendo a palavra “frame” apenas para as imagens de vídeo.
Em geral usa-se o termo fotograma para as imagens individuais de um filme, sendo a palavra “frame” apenas para as imagens de vídeo.
Frame
Na produção audiovisual,
é comum usar-se a palavra “frame” também como unidade de tempo. Neste caso, a
sua precisão depende da frequência de projecção utilizada em cada sistema particular
de filme ou vídeo.
Standards
Analógicos
· PAL - utilizado na
Europa Central e Ocidental e em certos países da Ásia (Sinal de vídeo composto
em 25 fps);
· NTSC - utilizado nos
EUA, América Central e Japão (Sinal de vídeo composto em 30 fps);
· SECAM - utilizado na
França, na Europa Oriental, na Rússia, no Médio Oriente e nas Caraíbas (Sinal
de vídeo composto em 25 fps).
Digitais
· AVI - Formato de
ficheiros de vídeo desenvolvido pela Microsoft para armazenar som e filmes no
formato RIFF( Resource Interchange File Format).
· MOV -
Formato de ficheiros da APPLE que permite criar, editar, publicar e visualizar
ficheiros de multimédia.
· FLA -
Formato de ficheiro desenvolvido e utilizado pela Macromedia. Estes ficheiros
são também editáveis e podem ser guardados no formato swf.
Compressão de vídeos
A
compressão de vídeo, á semelhança da compressão de áudio, pode ser realizada
com ou sem perdas e, permite o seu armazenamento e transmissão de forma mais
fácil e rápida.
Codecs
· MPEG-1
· MPEG-2
· MPEG-4
· DivX
· Ogg
· Sorenson
Software para vídeos
· Youtube
Video Editor
· Vegas
Movie Studio HD
· Windows
Movie Maker
· Adobe
Premiere Pro
· Actio
Editor
· Super
DVD Video Editor
· DVD
Shrink
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