Utilização do Sistema de Multimédia


Utilização do sistema de multimédia

Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais

Cor















O conceito de cor está associado à percepção, pelo sistema de visão do ser humano, da luz emitida, difundida ou reflectida pelos objetos, sendo consideradas através um atributo dos mesmos.

        A cor de um objecto depende das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz produzida pela sua superfície e ainda, das características sensoriais do sistema de visão humano ou de câmaras digitais.


Luz
Luz contém uma variedade de ondas electromagnéticas com diferentes comprimentos de onda. Se o comprimento de uma onda electromagnética pertencer ao intervalo de 380 a 780 nm é detectada e interpretada pelo sistema de visão do ser   mano. Estes diferentes comprimentos de onda constituem o espetro do ser humano e estão associados a diferentes cores.

Os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo: escotópica e fotópica.
·  Visão escotópica - único tipo de bastonetes existentes na retina Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. São sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível;
·   Visão fotópica - conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível.
Diversos tipos de Modelos

        Aditivo - A ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha, verde e azul indica a presença da luz ou a cor branca. Este modelo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
Subtrativo - A mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum do comprimento de onda é absorvido, mas sim todos reflectidos. Assim, a cor de um objecto corresponde à luz reflectida por ele e que os olhos recebem.



RGB - O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias : vermelho (Red) verde (Green)azul (Blue)Representadas através de conjunto de valores numéricos. 




Modelo CMYK - Constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta, sendo caracterizado como substrativo devido à sua utilidade em fundos brancos, ao tornar a impressão de cores escuras mais fácil. 

       Modelo HSV - Define as cores em função dos valores de três importantes atributos:
    Tonalidade/Matriz - Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espetro. 
    Saturação - Utilizada para descrever o quão viva ou pura é a cor e a quantidade de cinzas numa cor.
    Valor - Traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, indicando a quantidade de luz que a própria contém. 
Modelo YUV O modelo YUV guarda a informação de luminância (perceção da luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor (tonalidade e saturação)ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor independente da outra. Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância, reduzindo, assim, a informação que seria necessária caso se utilizasse outro modelo. 



Monitor CRT
O monitor CRT é um tubo de raios catódicos (Catodic Ray Tube), que contem um canhão de electrões e que é fechado na frente por um vidro, o ecrã, revestido internamente por três camadas de fósforo. Para reproduzir uma cor, os monitores coloridos precisam de três sinais separados que vão sensibilizar os respectivos pontos de fósforos das três cores primárias.

Exemplificação da utilização de modelos de cor por diferentes equipamentos e as respetivas conversões
Tipos de formatos para imagens bitmap
     
A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros. A seguir são apresentados alguns deles.

   ·        BMP [Bitmap]
   ·        GIF [Graphics Interchange Format]
   ·        JPEG [Joint Photographic Experts Group]
   ·        PCX (PC Paintbrush)
· PDF [Portable Document Format]
· PNG [Portable Network Graphics]
· TIFF [Targget Image File Format]

Tipos de formatos para imagens vectoriais

A informação de uma imagem vectorial pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros. A seguir são apresentados alguns deles. 

· SVG [Scatable Vector Graphics]
· SXD [OpenOffice.org DRAW]
· PS [PostScrip] e EPS [Encapsulated PostScript]
· CDR [CorelDRAW)
· WMF (Windows Meta Fite)


Resolução e tamanho

Profundidade de cor
A profundidade de cor indica o número de bits usados para representar a cor de um pixel numa imagem. Este valor representa a profundidade do pixel e é definido por bits por pixel (bpp).


Tonalidade


      Saturação

Formato HTML - Com o desenvolvimento das páginas Web houve a possibilidade de garantir um conjunto de 256 cores embora continue a ser recomendável a utilização um conjunto de 216 cores, devido à necessidade de outros dispositivos que permitem visualizar documentos de HTML terem capacidade cromática limitada (telemóveis) isto é, os sistemas operativos móveis precisam de reservar um conjunto de cores de apenas 256 cores para que seja possível o desenho das suas interfaces gráficas.

Tabela de cores segundo o formato HTML

Formatação de Texto

Conjuntos de Caracteres
ASCII (American Standard Codefor Information Interchange)

Surgiu da necessidade de criar um padrão que fosse utilizado por todos os computadores, tornando mais fácil a comunicação e a troca de dados entre eles.

     
Aquisição e reprodução de som
   
    Aquisição de som
    
          • Amostrar um sinal significa obter valores em determinados pontos
           Ø  Amostragem
           Ø  Quantização.
           Ø  Codificação.
     


Por exemplos, para se obter a qualidade de um CD digital de música, utilizam-se 44.100 amostras por segundo, cada amostra tem uma profundidade ou resolução de 16 bits. Se o som for estéreo, tem-se: • 44.100 x 16 x 2 = 1 400 000 bits/seg ou 1400 kbps ou 1,4 Mbps.
  


          
       Formatos de ficheiros de som


Comprimidos (codecs – COmpression / DECompression)
     
    Formatos de compressão com perdas:

·        MPEG-1

·        MPEG-3

·        MPEG-1-layer 3Æ mp3

·        MPEG-4 Audio AAC – acc proprietário da apple.

·        Adaptactive TRansform Acoustic Coding 3 – ATRAC3

·        Liquid Audio

·        Ogg Vorbis

·        Quick Time Audio

·        Real Audio Media

·        Windows Media Audio

·        TwinVQ

·        Etc…


    Formatos de compressão sem perdas:

·        Apple Lossless Audio Codec

·        Free Lossless Codec

·        Windows Media Audio Lossless

·        WavPack

·        Shorten

    Não comprimidos:
·        Waveform Audio – wav (desenvolvido pela Microsoft e IBM)
·        Audio Interchange File Format – aiff ou aif (utilizado nos sistemas da Apple)
·        Audio – au (utilizado nos sistemas Unix e pela Sun)
·        Sound – snd (utilizado nos sistemas da Apple inicialmente) 
·        Musical Instrument Digital Interface – midi (Standard que permite a ligação com sintetizadores)
·        Compact Disc Digital Audio – cda (Codificação para cd’s comerciais)

    •  Software para SOM
     ·        Audacity

     ·        WinAmp

     ·        Windows Media Player

     ·        BSplayer

     ·        Realplayer

     ·       iTunes / QuickTime

     ·        Nero

Reprodução de vídeo

 Fontes
    Tipos de Fontes - (Type 1, TrueType e OpenType) são definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho
     Fotograma
Designa-se por fotograma a cada uma das imagens impressas quimicamente na fita de um filme. Projectadas 24 por segundo, produzem a ilusão de movimento.
Em geral usa-se o termo fotograma para as imagens individuais de um filme, sendo a palavra “frame” apenas para as imagens de vídeo.

Frame
Na produção audiovisual, é comum usar-se a palavra “frame” também como unidade de tempo. Neste caso, a sua precisão depende da frequência de projecção utilizada em cada sistema particular de filme ou vídeo.





Standards 
             Analógicos
   ·       PAL - utilizado na Europa Central e Ocidental e em certos países da Ásia (Sinal de vídeo composto em 25 fps);
   ·       NTSC - utilizado nos EUA, América Central e Japão (Sinal de vídeo composto em 30 fps);
   ·       SECAM - utilizado na França, na Europa Oriental, na Rússia, no Médio Oriente e nas Caraíbas (Sinal de vídeo composto em 25 fps).
Digitais
   ·       AVI - Formato de ficheiros de vídeo desenvolvido pela Microsoft para armazenar som e filmes no formato RIFF( Resource Interchange File Format).
·       MOV - Formato de ficheiros da APPLE que permite criar, editar, publicar e visualizar ficheiros de multimédia.
·        FLA - Formato de ficheiro desenvolvido e utilizado pela Macromedia. Estes ficheiros são também editáveis e podem ser guardados no formato swf.

Compressão de vídeos 
          A compressão de vídeo, á semelhança da compressão de áudio, pode ser realizada com ou sem perdas e, permite o seu armazenamento e transmissão de forma mais fácil e rápida.
    Codecs
·        MPEG-1
·        MPEG-2
·        MPEG-4
·        DivX
·        Ogg
·        Sorenson

Software para vídeos
·        Youtube Video Editor
·        Vegas Movie Studio HD
·        Windows Movie Maker
·        Adobe Premiere Pro
·        Actio Editor
·        Super DVD Video Editor
·         DVD Shrink




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